A abertura de portas ao género “falcon wings” e chegar dos zero aos 100 km/h em 3,2 segundos são caraterísticas pouco comuns para um SUV, ainda para mais elétrico, mas não para o novo Tesla X. O botão que esteriliza o interior do carro também não lhes fica atrás.
Apresentado ontem, o Tesla X foi anunciado como o carro mais seguro do mundo, um título baseado na classificação de cinco estrelas atribuída em todas as categorias a nível de segurança.
Mas há um pormenor adicional neste capítulo: o novo modelo da Tesla Motors tem um botão que ativa um “modo de defesa contra armas biológicas”, capaz de tornar o ambiente do interior do carro tão esterilizado como o de um hospital. Os filtros de ar HEPA gigantes integrados ajudam nesta função.
O modelo familiar tem outras caraterísticas de peso. As portas abrem automaticamente ao género “falcon wings”, com sensores que detetam a altura do teto para decidir o grau de abertura permitido.
Travões automáticos de emergência para evitar colisões mesmo a altas velocidades e câmaras, radares e um sonar de 360 graus são outros “dispositivos” de ajuda à condução incluídos.
A autonomia prometida é de 400 quilómetros com uma carga completa, estando preparado para os supercarregadores que a fabricante tem no mercado. Prometido está também um desempenho que leva o carro dos zero aos 100 km/h em 3,2 segundos. A velocidade máxima é de 250 km/h, mas no caso da versão P90D Founder Edition.
Isto porque o Tesla X vai ser comercializado em duas versões: a mencionada, que vai custar 126.000 euros e a P90D Signature, com um preço de 117.000 euros.