O mistério começa na própria origem das técnicas que permitiram sua construção. Até o surgimento das catedrais góticas, as igrejas eram erguidas seguindo os princípios românicos cuja base está no alicerce e todo o peso se apóia nas paredes, que, por isso, são muito largas. Ao transferir essa sustentação para as abóbadas - portanto, para o teto -, o gótico inverteu a regra básica de construção da época. “Tal inversão coincidiu com a volta dos primeiros templários da Terra Santa, o que permite estabelecer uma ligação entre os fatos, principalmente se lembrarmos que esses nobres tiveram acesso a todo o conhecimento reunido na biblioteca do rei Salomão. Além disso, eram iniciados nos mistérios gregos e egípcios, de onde tiraram a noção da Divina Proporção", explica Victor Francis ou príncipe Asklepius D'Sparta, grão, mestre da Ordem Civil e Militar dos Cavaleiros do Templo, em São Paul De acordo com ele, a Divina Proporção se baseia no número 0,618, representado pela letra grega Pi. Está presente nas pirâmides egípcias, na escola musical e nas catedrais góticas, particularmente em Chartres e Notre Dame de Paris, ambas na França, que formam triângulos eqüiláteros (pitagóricos), cujas medidas são sempre proporcionais a 0,61 metro...