Musical Traditions of Portugal (1994) *fraty*


Interprete : Vários
Album : Musical Traditions of Portugal
Ano : 1994
Género : Tradicional\Raízes
Ficheiros : 30
Codificação : MP3
Velocidade de Bits : 320
Qualidade : Boa
Extras : Sim

01 - Paulino Perreira João - Señor mío
02 - Paulino Perreira João - La yerba
03 - Paulino Perreira João - Repasseado
04 - Grupo Instrumental de Constantim - Os passacalbes
05 - Grupo Instrumental de Constantim - Jota
06 - Marta dos Anjos Martins Fidalgo - Os soldados violadores
07 - Rancho de Monsanto - Divina Santa Cruz
08 - Rancho de Monsanto - La cima ao castelo
09 - Rancho de Monsanto - Marcelada
10 - Rancho de Monsanto - Arvoredo
11 - Rancho de Monsanto - Encomendação das almas e martirios
12 - Grupo Coral os Ceifeiros de Cuba - Ao romper da bela aurora
13 - Grupo Coral os Ceifeiros de Cuba - A florentina
14 - Grupo Coral os Ceifeiros de Cuba - A margarida
15 - Grupo Coral os Ceifeiros de Cuba - O Deus menino
16 - Grupo Coral os Ceifeiros de Cuba - No tempo da primavera
17 - Grupo Coral os Ceifeiros de Cuba - Quais,quais oliveiras olivais
18 - Antero da Veiga - Bailados do Minho
19 - Artur Paredes - Variations in d minor
20 - António Portugal - Valsa para o tempo que passou
21 - António Portugal e António Brojo - Dueto concertante
22 - Rancho Folclórico Os Camponeses de Riachos - Fandango
23 - Rancho Folclórico Os Camponeses de Riachos - Valsa a dois passos
24 - Rancho Folclórico Os Camponeses de Riachos - Verde gaio de cana
25 - Grupo Folclórico de Viana do Castelo - Todos me querem
26 - Grupo Folclórico de Viana do Castelo - Vira da Raia
27 - Grupo Folclórico de Viana do Castelo - Senhor da Serra
28 - Grupo Folclórico de Viana do Castelo - Vira geral
29 - Grupo dos Sargaceiros da Casa do Povo da Apúlia - O Malhão
30 - Grupo dos Sargaceiros da Casa do Povo da Apúlia - Bate certo



Mais um presentinho para os meu Amigos.Várias raízes musicais Portuguesas,com o enquadramento das variadas composições pessoais,tradicionais,que enriquecem e de que maneira o nosso património,por muitos simplesmente ignorado.
São do António Martinó de Azevedo Coutinho (O seu a seu dono),as palavras que poupam as minhas...he he.
Enquadrado por um magnífico texto da autoria de Salwa El-Shavan Castelo-Branco, o incontornável Instituto Smithsonian editou em 1994 uma antologia, Musical Traditions of Portugal, onde dedica algumas faixas ao cante, esclarecendo que o seu culto não floresce apenas no Baixo Alentejo mas ainda nas significativas comunidades alentejanas migrantes na cintura industrial de Lisboa e Setúbal (CILS), para onde 30% da população do distrito de Beja migrou entre 1950 e 1970.
O cante, como ali se esclarece, é executado por grupos formal ou informalmente estruturados, onde um cantor solo, o ponto, inicia a moda cantando os dois primeiros versos. Segue-se um segundo solista, o alto, que canta uma parte da quadra, uma terceira acima do tom inicial do ponto. Finalmente o coro, os baixos, segue com a moda enquanto o alto continua a sua melodia à qual vai acrescentando, normalmente, alguns ornamentos vocais.
Esta é a estrutura base, que dispõe de variantes.
Um mito, durante muito tempo alimentado, a de que o cante é uma canção de homens para homens, fica ali também desfeito. No Baixo Alentejo, só os homens cantam nas tabernas, mas homens e mulheres cantam em conjunto em convívios informais, no contexto familiar e durante algumas fainas agrícolas. António Ferro, o poderoso e influente ministro da propaganda do Estado Novo,introduzira um sexista conceito no cante…