Rebuild e gravação de jogos PS2
Um problema que acontece uma vez ou outra é um jogo gravado não correr correctamente na Ps2 usando o Swap Magic. Ora isto deve-se essencialmente a dois factores: necessidade de rebuild do jogo ou existência de dummies nesse mesmo jogo. Uma maneira de evitar gravar um jogo que depois não irá funcionar correctamente é saber se já foi feito o rebuild. Se essa informação não estiver disponível pode ser feito o rebuild de qualquer maneira.
Como fazer o rebuild de um jogo Ps2:
Aqui apresento os passos para fazer o rebuild de um jogo desde o suporte original. Se apenas se tem a imagem do jogo ignora-se o passo 1.
Passo 1: Copiar o jogo Ps2 do leitor de CD/DVD para o disco rígido usando o DVD Decrypter.
Download do DVD Decrypter aqui:
Passo 2: Abrir a imagem criada com o Isobuster.
Página oficial do Isobuster com download disponível aqui:
Passo 3: Seleccionar todos os ficheiros do jogo e meter numa pasta.
Passo 4: Com o Nero Burning Rom criar um DVD UDF/ISO. Arrastar para o Nero todos os ficheiros do jogo pela mesma ordem em que estão no Isobuster. O Nero pode mudar a ordem deles graficamente mas na realidade vai gravá-los pela ordem que foram lá colocados, por isso a ordem é importante.
Passo 5: Dar um nome à imagem e gravar a 4x ou menos num DVD de boa qualidade (TDK costuma funcionar bem).
Passo 6: Quando a gravação estiver terminada o jogo está preparado para jogar.
Então e aquilo dos dummies?
Alguns jogos têm ficheiros
dummy que são usados literalmente para encher espaço e para proteger o jogo contra a cópia. Gravar os jogos com os ficheiros
dummy inalterados irá fazer com que o jogo não arranque. No entanto há uma série de passos simples que permitem contornar esta situação.
Passo 1: Com o Isobuster copiar os ficheiros da imagem para uma pasta.
Passo 2: Criar um ficheiro de texto (.txt). Abrir, carregar no espaço, gravar e fechar.
Passo 3: Renomear o ficheiro de texto criado para o mesmo nome do ficheiro
dummy da pasta anterior. Um ficheiro
dummy pode ser reconhecido se o seu nome for DUMMY.DAT, DUMMY.000, DUMMY.001 etc. Estes ficheiros encontram-se sempre na pasta principal da imagem iso.
Passo 4: Substituir todos os ficheiros
dummy com o ficheiro de texto criado anteriormente.
Passo 5: Problema resolvido! O jogo pode agora ser gravado normalmente
Nota:Tradução e adaptação de conteúdo disponível na Internet.