Autor Tópico: [Linux] Duvidas acerca da instalação de linux  (Lida 222 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

eutouaqui

  • Reformado Júnior
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 130
  • -Recebidos: 33
  • Mensagens: 186
  • Sexo: Masculino
[Linux] Duvidas acerca da instalação de linux
« em: 17 de Janeiro de 2015, 22:53 »
OLA reformados, não sei se é aqui que se poem este post se não for peço desculpa, mas é assim tenho algumas duvidas acerca da instalação de linux e gostava se fosse possivel que algum reformado me esclarece-se.
primeiro e meu pc tem a seguinte configuração:
AMD Athlon 64 X2 3800+
3,00GB Único -Channel DDR2 @ 251MHz
ASUSTeK Computer INC. M2N-MX (CPU 1)
1024 MB ATI ASUS EAH5450 Series
232GB MAXTOR STM3250824AS dividido em 2 partições uma com o xp de 117 GB( partição principal) e outra (unidade logica) de 115 GB

Penso que as especificações do pc permitem ter  Linux ???

caso um live cd de uma distribuição corra, posso instalar essa distribuição no sistema ???

Queria fazer um dual boot no sistema sendo que o primeiro ja esta com o xp e a segunda partição seria para por o linux , é necessario fazer algumas operações antes de instalar , pois ja li que era preciso formatar a segunda partição.

Ao instalar o linux pelo dvd posso instalar na 2 partição e ele faz a instalação automatica sem "arruinar" ,  "estragar" o windows xp fazendo a formatação caso seja necessario e podendo escolher a 2 partição como local para a instalação?

Grato pela conpreensão e aguardo qualquer explicação, e caso alguem possa fornecer alguma pagina com imagens passo a passo de como fazer uma instalação tendo o xp ja instalado e instalar numa 2 partição era a cereja no topo do bolo

« Última modificação: 17 de Janeiro de 2015, 22:59 por eutouaqui »

eumesmo_pt

  • Reformado Júnior
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 655
  • -Recebidos: 25
  • Mensagens: 61
  • Sexo: Masculino
Re: [Linux] Duvidas acerca da instalação de linux
« Responder #1 em: 18 de Janeiro de 2015, 19:02 »
Podes usar o linux sem problemas, faz o download do Ubuntu, podes correr a versao Live pelo CD e podes instalar mantendo o windows, deves ter cuidado para nao limpares o windows, se procurares no google deves encontrar tutoriais para fazeres isso.
O ubuntu tem o gestor de boot Grub permitindo teres mais que um sistema operativo instalado e seleccionar qual queres arrancar no inicio.
@braços
Eumesmo