Olá,
Visitante
. Por favor
entre
ou
registe-se
se ainda não for membro.
19 de Novembro de 2024, 23:25
Início
Fórum
Ajuda
Donativos
Entrar
Registe-se
Os Reformados da Investigação
»
REFORMADOS PALACE
»
Noticias diárias
»
Pais vigiam filhos na Internet: ‘sei o que pesquisaste na semana passada’
« anterior
seguinte »
Imprimir
Páginas: [
1
]
Autor
Tópico: Pais vigiam filhos na Internet: ‘sei o que pesquisaste na semana passada’ (Lida 483 vezes)
puto 22
Visitante
«
em:
28 de Janeiro de 2016, 22:11 »
Para muitos adolescentes este quase pode ser considerado um cenário de ‘terror’, mas a realidade mostra que os pais não facilitam no que diz respeito à atividade dos filhos na Internet. Apesar de serem vigilantes, são poucos os progenitores que usam ferramentas de controlo parental.
As tecnologias estão a tornar-se uma parte integrante da vida dos mais novos e da sua educação, de tal forma que 65% dos pais já recorrem aos “castigo digitais”: privam os filhos de acederem à Internet ou decretam que o smartphone não será usado até ao final do dia.
E esta presença contínua da tecnologia na vida dos adolescentes merece especial atenção por parte dos pais. Um estudo do Pew Research Center sobre este tema revela estatísticas importantes sobre a forma como os adultos lidam com a vida online dos mais novos.
Dos pais de jovens entre os 13 e os 17 anos, 61% dizem já ter visto o histórico de sites que os seus filhos visitaram; outros 60% garantem já ter acedido ao perfil nas redes sociais; 56% admitem ainda que seguem ou são amigos dos filhos em plataformas como o Facebook e o Twitter; num valor mais baixo, mas ainda significativo, 48% dos pais confessam já ter acedido ao registo de chamadas e SMS dos telefones dos filhos.
Esta vigilânca - ou proteção - digital estende-se também a campos mais privados, como o das palavras-passe. O estudo concluiu que 48% dos adultos sabem a password do email, 43% a do telefone e 35% a das redes sociais dos seus filhos.
“Os pais dos jovens adolescentes tendem a ter um papel mais ativo no controlo do comportamento dos seus filhos, mas os progenitores tendem a confiar mais na interação pessoal e na monitorização, do que em soluções tecnológicas”.
A propósito deste ponto, um dos destaques do estudo é o facto de os pais preferirem falar com os filhos sobre os comportamentos online: em média mais de 90% dos pais já falaram sobre situações como comportamentos apropriados na Internet, conteúdos apropriados e sobre como consumir corretamente diferentes formatos.
O valor cai de forma significativa quando os adultos foram questionados sobre se faziam isto de forma frequente: a média passa a rondar apenas os 35%.
Quanto às ferramentas próprias de controlo parental, são poucos os adultos que recorrem a estes serviços tecnológicos: 39% usam-nos na atividade online dos filhos, 16% usam-no para controlar o uso do smartphone e outros 16% usam-no para saber em que localização estão os adolescentes.
Confira ainda na seguinte galeria os gráficos das principais conclusões do estudo do Pew Research Center.
Clicar aqui para ver conteúdo escondido
(Passar cursor para mostrar conteúdo)
Créditos:
tek.sapo
Registado
Imprimir
Páginas: [
1
]
« anterior
seguinte »
Os Reformados da Investigação