Autor Tópico: HD Externo de 4 Teras dá erro...  (Lida 780 vezes)

0 Membros e 4 Visitantes estão a ver este tópico.

JorgeFMF

  • Reformado
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 53142
  • -Recebidos: 3723
  • Mensagens: 5272
  • País: tv
  • Sexo: Masculino
  • Gangster
HD Externo de 4 Teras dá erro...
« em: 15 de Abril de 2017, 00:51 »
Tenho um HD Toshiba de 4 Teras, totalmente cheio com cerca de 800 filmes (2 anos de downloads) que resolveu tirar-me do sério...
Há 2 dias queria ver um filme que tinha retirado do PC para lá, e quando o liguei fiquei espantado porque ele simplesmente dá erro e não encontra lá nada... dfj.,
Trabalha correctamente e o PC reconhece-o, mas dá um erro que neste momento não me lembro correctamente da descrição. Liguei-o noutro PC e a mensagem de erro mantêm-se igual. :(
Já tive discos que "berraram" com problemas de Hardware, mas este não tem tem nenhum problema desses, porque trabalha perfeitamente e não faz quaisquer ruídos estranhos...
Será que existe algum software para me ajudar a resolver esta questão, ou simplesmente não é possível qualquer recuperação... dfj., dfj., dfj.,
Devo-me ter esquecido dele ligado debaixo da secretária durante 2 ou 3 dias, e isso foi o suficiente para isto acontecer. Normalmente só o ligava para retirar filmes para ver ou então para desocupar o disco C. Deviam faltar apenas alguns 10 gigas para acabar de encher...
Comprei-o há pouco mais de 2 anos e se de facto não conseguir recuperar os filmes, acabo aqui com a aventura dos downloads. Já fiquei há uns 4 anos sem 2 teras por erro de hardware num disco e anteriormente sem 3 discos internos de 1 Tb com erro de hardware, e sempre quase cheios...
Agora o problema não é de Hardware o que é uma coisa totalmente nova para mim e que não estava minimamente à espera...

Agradeço desde já a gentileza de que tiver a bondade de me poder tentar ajudar ou ilucidar à cerca deste assunto...

Obrigado e boa Pascoa! :pascoa14:


EDIT :

Estive a fazer uns screens para melhor poderem ajuizar e ajudarem se for possível...







Fico aberto a todas as opiniões que queiram dar...

-Muito Obrigado! :cerveja:

Páscoa Feliz para todos! :pascoa14: :pascoa5:


Re-Edit :

Agora apenas permite a formatação:



NOTA: A formatação dele era NTFS  ;)


RE-RE-EDIT :

Estava eu a deixar para ultimo lugar, fazer o teste da linha de comandos em MS-DOS, porque estava com "fezada" que iria conseguir resolver...


...mas não consegui nada. :(

Como podem ver pelo screen, fiz em primeiro lugar o teste a um outro disco interno do PC e à sorte (neste caso foi o D) e resultou a 100%. Depois fiz o teste ao disco com problemas (Toshiba de 4 Teras) designado como disco N, e o resultado foi nefasto... dfj., dfj., dfj.,
Depois fiz o teste aos restantes discos e resultaram todos a 100% tal como o disco D.

Infelizmente estava a apostar tudo na Prompt de comandos e não resultou... :(

Vou ficar a aguardar por mais sugestões... :aqui:

Boa Páscoa para todos! :pascoa5:

« Última modificação: 16 de Abril de 2017, 01:20 por JorgeFMF »

osodrac

  • Diamond
  • Reformado
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 1879
  • -Recebidos: 345
  • Mensagens: 676
  • Sexo: Masculino
  • Forever
Re: HD Externo de 4 Teras dá erro...
« Responder #1 em: 15 de Abril de 2017, 01:42 »
Boas JorgeFMF,
apesar de o pc não encontrar lá nada, ele dá-te a informação de disco com a capacidade total ou como se mantivesse lá os filmes?
com a descrição do erro talvez houvesse uma melhor pesquisa para o problema.
cumps

JorgeFMF

  • Reformado
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 53142
  • -Recebidos: 3723
  • Mensagens: 5272
  • País: tv
  • Sexo: Masculino
  • Gangster
Re: HD Externo de 4 Teras dá erro...
« Responder #2 em: 15 de Abril de 2017, 01:56 »
Boas JorgeFMF,
apesar de o pc não encontrar lá nada, ele dá-te a informação de disco com a capacidade total ou como se mantivesse lá os filmes?
com a descrição do erro talvez houvesse uma melhor pesquisa para o problema.
cumps

Amanhã vou fazer um print-screen do erro e publico cá no post. Hoje já perdi a paciência com ele e já não estou com cabeça... dfj.,

-Muito obrigado! :cerveja:

ghost69

  • Reformado
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 111
  • -Recebidos: 17060
  • Mensagens: 2103
  • País: jm
  • Sexo: Masculino
  • *GHOST* *EvilGh0sT* (aprovados e testados)
Re: HD Externo de 4 Teras dá erro...
« Responder #3 em: 15 de Abril de 2017, 20:20 »
Pergunta: Já o experimentaste num outro computador, TV... a ver se funciona ou reconhece?
Words are a human invention
Music spreads my real intention
This is exactly how I'm feeling
This is a symphony of you !

JorgeFMF

  • Reformado
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 53142
  • -Recebidos: 3723
  • Mensagens: 5272
  • País: tv
  • Sexo: Masculino
  • Gangster
Re: HD Externo de 4 Teras dá erro...
« Responder #4 em: 15 de Abril de 2017, 21:29 »
Pergunta: Já o experimentaste num outro computador, TV... a ver se funciona ou reconhece?


Sim, experimentei noutro PC e o resultado foi o mesmo.
3 Dias antes de dar com este erro no Disco, estive a acabar de o encher quase na totalidade (faltavam apenas uns 10 Gigas para estar completamente cheio) e quando o ía desligar para ligar outro disco na mesma entrada USB, o PC  deu a indicação que estava a ser usado e não o removeu. Eu como já o fiz muitas e muitas vezes, retirei-lhe o cabo da corrente e desliguei-o. Lembro-me de ter feito isto, mas como disse já o fiz muitas vezes com este e com outros discos. Sei que não é aconselhável, mas só o fazia quando o PC dizia que estava a ser utilizado, e eu sabia que não era verdade,...porque as transferências já tinham terminado. O gajo não deve ter gostado desta vez e resolveu vingar-se... dfj.,

Estive a ler isto https://luizsouza.com.br/2009/10/12/problema-de-leitura-em-hd-externo-usb-resolvido/  e pode ser que tenha alguma verdade pela descrição...
O que é que dizem... :pensa: :-[


Varanda

  • Reformado Juvenil
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 1668
  • -Recebidos: 12
  • Mensagens: 29
  • Sexo: Masculino
Re: HD Externo de 4 Teras dá erro...
« Responder #5 em: 15 de Abril de 2017, 21:52 »
Tenta o file scavenger. Acho é que precisa de outro disco do mesmo tamanho para recuperar esse.
« Última modificação: 15 de Abril de 2017, 21:54 por Varanda »

ghost69

  • Reformado
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 111
  • -Recebidos: 17060
  • Mensagens: 2103
  • País: jm
  • Sexo: Masculino
  • *GHOST* *EvilGh0sT* (aprovados e testados)
Words are a human invention
Music spreads my real intention
This is exactly how I'm feeling
This is a symphony of you !

JorgeFMF

  • Reformado
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 53142
  • -Recebidos: 3723
  • Mensagens: 5272
  • País: tv
  • Sexo: Masculino
  • Gangster
Re: HD Externo de 4 Teras dá erro...
« Responder #7 em: 15 de Abril de 2017, 22:01 »
    Boa noite JorgeFMF
    E repetindo tudo o que já foi dito na shoutbox desnecessariamente não sabemos a nível de utilização se o utilizou correctamente ou o que na realidade aconteceu.
    Pelo que descreve é realmente preciso ter muito  azar a quantidade de vezes que já tive problemas com HD’s o porque não se sabe as mais variadas razões que já foram descritas  podem estar em casa

    Print screen da shoutbox:


    O que quer que façam mais? Aqui no fórum ninguém vai colocar o disco a funcionar por mais boa vontade que tenha ou por mais palavras que escrevam, para alem daquilo que já te foi respondido hoje na shoutbox aqui do fórum,  não existe muito mais a dizer é a única informação e opinião e resolução possível que existe para te dar na minha opinião foi dada. Da minha parte não vou repetir o que já disse na shoutbox porque já leu está a print em cima de novo.
    Por mais que escreva e que coloque imagem como que acontece das mensagens que aparece fala que trabalha correctamente não é verdade (as a mensagens de informação da microsoft windows são sempre uma treta não merecem assim tanta importância pouco ou nada resolvem) isso mesmo sem as ver o que coloca ai sei bem o que te aparece perfeitamente normal e comum nesses casos mesmo sem ter visto já sabia o que era. Dai ter respondido o que respondi na shoutbox.
    Refere  ter esquecido dele ligado debaixo da secretária durante 2 ou 3 dias não o suficiente para isto acontecer embora tenha que ter em conta o que já foi disto nº de horas de vida de um HD como tudo na vida ou a utilização que lhe é dada
    É a minha sincera opinão da experiência que te disse ter na shoutbox o que te disse e a única forma de recuperar isso não tem outra, por mais palavrinhas que lhe possam responder aqui.
    Existe aplicações que podem fazer uma calculo e testar do tempo de vida dos HD's CrystalDiskInfo entre outros se bem que siso é tudo uma treta

    Boa noite
    LOM

    Olá amigo... :,ju

    Não sei se já leste a minha explicação para o sucedido... :pensa:
    A formatação era NTFS - Eu nunca formato FAT32 porque não permite a entrada de ficheiros de valor superior a 4 Gb.
    Agora apenas me permite a formatação como podes ver pelo novo screen:






    Por isto já se está a ver que o disco está bom,...mas não é isto que me interessa...
    [/list]

    Tens alguma ideia nova... :pensa:
    Será que vale a pena tentar o MS-DOS ?

    -Grande abraço! :cerveja:

    -Páscoa Feliz! :ovo2: :pascoa5:

    JorgeFMF

    • Reformado
    • *
    • Agradecimentos
    • -Dados: 53142
    • -Recebidos: 3723
    • Mensagens: 5272
    • País: tv
    • Sexo: Masculino
    • Gangster
    Re: HD Externo de 4 Teras dá erro...
    « Responder #8 em: 16 de Abril de 2017, 01:38 »
    Fiz ''Ver novas respostas aos meus tópicos'' e tinha ainda este tópico por acaso e´uam coisa que está mal não terem a opção de dar os comentários como encerrados aos utilizadores obrigado assim a user se nao quiser ver mais ter que remover os seus comentários todos do post.

    Não entendi a razão de existência sequer do seu comentário em resposta ao meu comentário.

    Se está a ser utilizado mesmo que não lhe pareça estas existe forma de resolver sem ser puxar cabo logo

    E esqueça o formatar não lhe vai resolver nesse caso nada

    Não tenho mais nada a acrescentar neste post para alem de tudo o que já disse se mesmo assim acha que adianta continuar boa sorte assunto encerrado para mim.

    LOM


    Agradeço desde já todas as sugestões feitas, mas eu é que não fiquei a perceber nada... ;; (a Verde)

    Nunca foi minha intenção formatar o disco, porque não quero perder os 4 Teras de dados contidos. Apenas disse que ele aceitava formatação, a avaliar pelo screen do relatório. Não sei se ele depois até vai dar erro por redundância ao formatar, mas isso é uma coisa que apenas farei quando já não restarem quaisquer esperanças de "salvamento"...(salvo seja) ;;

    Agradeço todas as tuas dicas e desculpa se percebi algo mal da tua parte... :chin:

    Estou aberto a todas as opiniões, porque 2 ou mais cabeças, pensam melhor que uma só. (onde é que eu já ouvi isto... :what:)

    Grande abraço  :,ju e desejos de uma Páscoa Feliz! :pascoa4: :pascoa5:

    « Última modificação: 16 de Abril de 2017, 14:14 por JorgeFMF »

    bairradino_52

    • Visitante
    Re: HD Externo de 4 Teras dá erro...
    « Responder #9 em: 16 de Abril de 2017, 10:09 »
    Amigo jorge F espero que se resolva o teu problema, mas eu nessa materia nao tenho nenhum conhecimento. eu tenho varios discos externos, ate ver nao tive problemas neles mas eu tb nunca os encho deixo sempre uma folga de pelo menos 100 gb.


    um abraço e espero que consigas resolver o assunto pelo melhor :s; :pascoa14:

    ghost69

    • Reformado
    • *
    • Agradecimentos
    • -Dados: 111
    • -Recebidos: 17060
    • Mensagens: 2103
    • País: jm
    • Sexo: Masculino
    • *GHOST* *EvilGh0sT* (aprovados e testados)
    Re: HD Externo de 4 Teras dá erro...
    « Responder #10 em: 16 de Abril de 2017, 11:37 »
    Pelo que vi já fizeste o checkdisk.. e não deu sinal de nenhum registro ou sector corrompido.
    Isso até deveria ser feito ocasionalmente por toda a gente que tem discos externos, de modo a persevar o disco e livrá~los de futuros problemas como o teu.


    Logo ainda não indo para o problema de componentes. Falta-te fazer um processo. Eu penso que o teu disco tenha ficado RAW... Logo pergunto, já fizeste o teste para ver se consegues "recuperar" os sectores corrompidos???
    What does RAW partition mean

    A RAW filesystem simply means that it is a filesystem that is not recognized by Windows. Therefore all the available filesystem drivers are unable to mount the filesystem as a drive. This often happens when the records determining the filesystem type or location on the disk are damaged or corrupted, usually the partition table or the boot sector.
    Since Windows sees no filesystem in the partition, it prompts you to format it in order to create a filesystem on it. DO NOT FORMAT IT.
    Words are a human invention
    Music spreads my real intention
    This is exactly how I'm feeling
    This is a symphony of you !

    JorgeFMF

    • Reformado
    • *
    • Agradecimentos
    • -Dados: 53142
    • -Recebidos: 3723
    • Mensagens: 5272
    • País: tv
    • Sexo: Masculino
    • Gangster
    Re: HD Externo de 4 Teras dá erro...
    « Responder #11 em: 16 de Abril de 2017, 15:04 »
    Pelo que vi já fizeste o checkdisk.. e não deu sinal de nenhum registro ou sector corrompido.
    Isso até deveria ser feito ocasionalmente por toda a gente que tem discos externos, de modo a persevar o disco e livrá~los de futuros problemas como o teu.


    Logo ainda não indo para o problema de componentes. Falta-te fazer um processo. Eu penso que o teu disco tenha ficado RAW... Logo pergunto, já fizeste o teste para ver se consegues "recuperar" os sectores corrompidos???
    What does RAW partition mean
    A RAW filesystem simply means that it is a filesystem that is not recognized by Windows. Therefore all the available filesystem drivers are unable to mount the filesystem as a drive. This often happens when the records determining the filesystem type or location on the disk are damaged or corrupted, usually the partition table or the boot sector.
    Since Windows sees no filesystem in the partition, it prompts you to format it in order to create a filesystem on it. DO NOT FORMAT IT.

    É bem possível que tenha ficado RAW e é por isso que o Windows "nem cócegas lhe faz"... dfj.,
    Como não tenho nenhuma indicação nesse sentido, tenho apenas testado outras formas que julgava serem mais plausíveis. Se calhar corrompeu o que me deixa muitíssimo admirado. É algo que pensei que nunca poderia acontecer a um HD Externo, além dos problemas de Hardware dos quais já tenho larga experiência, porque já fui vitima deles várias vezes... :(
    Vou instalar o LINUX para ver descubro algo novo... :pensa: Às vezes a solução está onde menos se espera. Vou tentar esgotar todas as possibilidades e ideias que possam sugerir, pois além de me poderem ajudar, também pode ajudar alguém num futuro próximo ou distante. Hoje em dia quase toda a gente tem discos externos e isto que me aconteceu, pode perfeitamente servir de exemplo. Este era o meu disco externo mais recente dos cerca de 30 que tenho. O mais velho, já tem mais de 14 anos e funciona na perfeição. Não foram as horas de uso que causaram o "apagamento geral", mas sim o facto de o ter desligado da corrente sem o Windows ter dado permissão... dfj., (só pode... :pensa:) Foi a ultima coisa que me lembro de ter feito com ele, 3 dias antes de o voltar a querer utilizar... ;)

    O que está a AZUL eu já tinha conhecimento, mas estou a aguardar por um momento eu que já esteja mais calmo, pois perder 4 Teras desta forma, não é algo que se aceite com facilidade. Raciocinar tranquilamente é coisa que ainda não consigo fazer, pois esta situação deixou-me num estado de nervos total, até mesmo para escrever... :-[

    Desculpem toda a minha insistência neste assunto, mas como já disse anteriormente, pode servir de ajuda ou exemplo para muita malta... :s;

    Obrigado por tudo e se souberes de algo mais, dá p.f. mais uma "apitadela". :s;

    -Continuação de uma boa Páscoa! :pascoa5:

    -Grande abraço! :,ju
    « Última modificação: 16 de Abril de 2017, 15:08 por JorgeFMF »

    gdjm

    • Reformado Sénior
    • *
    • Agradecimentos
    • -Dados: 4
    • -Recebidos: 67
    • Mensagens: 281
    • País: pt
    • Sexo: Masculino
    Re: HD Externo de 4 Teras dá erro...
    « Responder #12 em: 21 de Abril de 2017, 01:06 »
    Ora viva isso acontece porque se o deixaste ligado muito tempo como te referes, pode ser isso que aconteceu. não te esquecas que o disco rigido aquece. logo pode ter queimado algum componente que o faz funcionar correctamente. seja como for também pode ser o sistema operativo. exemplo eu tive um disco externo e usava-o no XP funcionava muito bem passei a usa-lo no vista e dava esse erro, mas no pc xp nada de mal acontecia. tenta usar um sistema operativo mais antigo, pode ser que consigas recuperar os filmes. eu sempre prefiro os DVD ou CD ou BRD (bluray disc) do que um hd porque o hd acontece isto no CD DVD BRD mesmo que se risque (mas se tivermos cuidado) dura muitos anos ou eternamente. mas faz o que te disse e ve se resolves o problema. comigo aconteceu. good lock
    G.D.J.M.

    Mighty Warrior

    • Reformado
    • *
    • Agradecimentos
    • -Dados: 894
    • -Recebidos: 34008
    • Mensagens: 3146
    • País: pt
    • Sexo: Masculino
    • in Struggle for Inequality
    Re: HD Externo de 4 Teras dá erro...
    « Responder #13 em: 24 de Abril de 2017, 00:37 »
    ora bem pelo que li o culpado foste tu pois não se deve desligar qualquer dispositivo do pc ou outro tv etc sem fazer o famoso passo remover em segurança ou seja ir ao ícone e fazer ejectar como tal não foi feito por azar o disco ficou corrompido pois não fez todos os passos de rotina para ser desligado sem erros. Se por acaso
    o disco disser nas propriedade que está em RAW que na maioria dos erros neste caso é o que acontece digo eu no pouco que sei.
    solução digo já eu não entendo muito disto mas eu já tive um caso igual e somente consegui recuperar o disco o seu conteúdo pelo menos no meu caso estava inacessível o que no teu caso será o mesmo digo eu mas boa sorte. para teres alguma esperança procura alguém de confiança que entenda de programação eu nesse aspecto nada sei pois o pouco que sei é através de muita pesquisa e curiosidade.
    « Última modificação: 24 de Abril de 2017, 00:45 por Mighty Warrior »

    Instruções Download:
    https://osreformados.com/index.php?topic=311426.0

    Clicar aqui para ver conteúdo escondido (Passar cursor para mostrar conteúdo)
    Links Off Mandem Mp