pegadasnanet zabes me dizer aonde posso arranjar um toturial a explicar todos os passo agradecia pois tambem activei o meu windwos 8.1 e quero fazer um backup seguro
Existem duas hipótese: ou utilizo um programa para o backup da licença tipo "Microsoft Toolkit 2.4.9" mas não sei se este processo é para já seguro, uma vez que ainda não existe crack para o Windows 8.1 e o registo do Windows 8.1 é diferente do Windows 8.0
Na minha opinião, o mais seguro é fazer um backup da partição do sistema operativo. Este método não falha e tem a vantagem de podermos repor o sistema de forma rápida... Eu fiz 3 backups. Uma com apenas o sistema operativo, sem drivers e sem updates (instalação limpa), outra acrescentando o office 2013 ativado também por telefone e sem atualizações e por fim outra com os drivers e todas as outras aplicações. Esta é a "Lei de Murphy"... se algo correr mal, se um vírus me atacar, se a instalação de um driver ou software ocasionou maus funcionamentos no sistema, pois, tenho sempre 3 cópias...
Quero relembrar que se quiserem instalar de novo o sistema, têm que repetir todo o processo de ativação por telefone... e nada nos garante que este método vai continuar a funcionar ou se ainda vai ser possível encontrar chaves ativas... não sabemos o dia de amanhã... uma coisa é certa: a chave que usei já foi bloqueada e o meu sistema continua ativado para sempre...
Para mim o melhor método para fazer o backup é usar do Norton Ghost v11.5.1. Criei uma PEN com o "Hiren's BootCD 10.6" (Conjunto de utilitários com sistema de arranque). No site tens todos os passos para poderes configurar o teclado para Português e instalar o sistema de arranque numa PEN. Depois basta arrancar o PC com a PEN. O Hiren's BootCD permite a escolha de 3 sistemas operativos: MS-DOS, mini Windows XP (já me resolveu muitos problemas) e o LINUX. No arranque escolhes MS-DOS e depois no menu de arranque escolhe Norton Ghost que te vai permitir criar a cópia da tua partição para um ficheiro ou recuperar a tua partição que foi previamente criada. A copia da partição deve ser obrigatoriamente para um disco diferente. Se for num disco externo, deves ligar previamente o disco na porta USB antes de ligares o PC (porque só assim é que o Ghost vai te reconhecer o disco externo). A criação da imagem pode demorar algum tempo. Depende do teu PC, do tamanho da informação em disco e da compactação desejada... eu escolho sempre a compactação máxima para o ficheiro ocupar o menor espaço possível em disco. Uma instalação limpa do sistema com o office ocupa pouco mais de 5GB. Pode demorara mais de 30 minutos. Mas a recuperação da imagem demora pouco mais de 5 minutos. Quando tenho problemas no PC, simplesmente reponho o sistema em 5 a 10 min e fico com o meu problema resolvido...
O Hiren's BootCD tem novas versões mas deixaram de ter o Norton Ghost, é por isso que uso a versão 10.6. Tenho também a nova versão do Hiren's BootCD para outras situações... posso efetuar diagnósticos no PC, remover vírus, recuperar partições ou ficheiros eliminados, etc....
Existem outras aplicações para criarem imagens de discos... é tudo uma questão de escolha... mas eu sou fiel ao Ghost devido à sua fiabilidade e foi um dos primeiros software deste género... a Norton tem muitos anos de experiência...
Espero ter ajudado!