Autor Tópico: [Single] Amália Rodrigues - Grândola Vila Morena (1974) *fraty*  (Lida 1860 vezes)

fraty

• Reformado
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 8
  • -Recebidos: 10055
  • País: pt
  • nosce te ipsum
Amália Rodrigues - Grândola Vila Morena (Single) (1974) *fraty*:guit:

:info:

Interprete : Amália Rodrigues
Album : Grândola Vila Morena (Single)
Ano : 1974
Género : Popular
Ficheiros : 2
Codificação : MP3
Velocidade de Bits : 320
Qualidade : Bem Razoavel
Extras : Sim

:tracklist:

Lado A

01 - Grândola Vila Morena

Lado B

01 - Alecrim

:screenshots:

Clicar aqui para ver conteúdo escondido (Passar cursor para mostrar conteúdo)

:download:

:lu:

:notasdicas:

Numa altura em que ainda se "cheirava Abril",Amália gravou este tema (original de José Afonso),não sei se para começar a calar "as vozes",que a conutavam ou confundiam com o regime anterior (não sei se mal ou se bem),ou para aproveitar "a onda",e tentar angariar mais uns escudos...he he.....e aí,se os outros o fazem ainda hoje...mas naquele tempo....eram escudos..pois é.E Amália,à parte de tudo,sempre há-de ser uma "Maior".
« Última modificação: 30 de Abril de 2014, 21:00 por fraty »

Ricantonio

• Reformado Júnior
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 494
  • -Recebidos: 13
Re: [Single] Amália Rodrigues - Grândola Vila Morena (1974) *fraty*
« Responder #1 em: 09 de Outubro de 2012, 09:48 »
Que comentário é este? Deveria haver mais respeito por aquela que levou mais longe o nome de Portugal.  Aliás, Amália gravou muitos discos com fados e canções de outros artistas, para serem vendidos somente no estrangeiro ou quase. De qualquer das maneiras é bom que haja um pouco de respeito nos comentários que se fazem. Além de ser bonito, o respeito merece também respeito, o que não deixa de ser igualmente bonito. Obrigado, no entanto, pelo "single".
« Última modificação: 09 de Outubro de 2012, 09:53 por Ricantonio »

fraty

• Reformado
  • *
  • Agradecimentos
  • nosce te ipsum
« Responder #2 em: 09 de Outubro de 2012, 15:15 »
Que comentário é este? Deveria haver mais respeito por aquela que levou mais longe o nome de Portugal.  Aliás, Amália gravou muitos discos com fados e canções de outros artistas, para serem vendidos somente no estrangeiro ou quase. De qualquer das maneiras é bom que haja um pouco de respeito nos comentários que se fazem. Além de ser bonito, o respeito merece também respeito, o que não deixa de ser igualmente bonito. Obrigado, no entanto, pelo "single".
Quando leres com atenção aquilo que escrevi,verás que não disse mal da "Diva",em qualquer sentido.
Se não sabes Amália foi em muitos quadrantes sociais e políticos,relacionada com o antigo regime,por este,e desculpa-me nunca fui eu que o disse mas sim o que a "história nos conta",ou aquilo que nos contam.
De qualquer maneira o meu Obrigado,por teres comentado e agradecido o tópico.
1 abraço.

fraty

• Reformado
  • *
  • Agradecimentos
  • nosce te ipsum
« Responder #3 em: 19 de Fevereiro de 2013, 13:13 »
Adicionado novo link VIVO.

Fados

• Reformado Júnior
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 88
  • -Recebidos: 22
« Responder #4 em: 31 de Março de 2013, 12:07 »
Muito obrigado!

Marnevin73

• Reformado Júnior
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 233
  • -Recebidos: 188
« Responder #5 em: 22 de Outubro de 2013, 12:43 »
Amália foi uma grande cantora, de talento indiscutível, no entanto era uma pessoa e como tal, tinha qualidades e defeitos.  O fado surgiu nos bairros pobres de Lisboa no século 19, inicialmente como música de sátira política e contestação social, era um gênero "maldito", música do povo pobre, no entanto, tal como outros géneros musicais de raiz popular no mundo (como o tango, o jazz e o rock, por exemplo), acabou "absorvido" pelas elites e inclusive institucionalizado pelo Estado Novo. A ditadura incentivava o fado como uma forma de anestesiar a luta e incutir um sentimento de resignação e conformismo nos cidadãos.  O papel de Amália no período ditatorial é no mínimo dúbio e polêmico. José Mário Branco disse no documentário da RTP "Estranha Forma de Vida" que enquanto´muitos de "nós" (ele, JM Branco, Zeca Afonso, Sérgio Godinho, Luis Cilia, Adriano Correia de O., Carlos Paredes, etc) combatíamos o regime, a Amália funcionava como uma especie de embaixadora oficial do Estado, dando um verniz de normalidade a um sistema fascista - talvez ela tenha se deixado usar inconsciente ou não.... outros alegam que ela ajudou inclusive com dinheiro pessoas perseguidas pela ditadura e membros do PCP. Ela era amiga e cantou vários temas compostos por José Carlos Ary dos Santos, que entre tantas coisas foi membro do PCP. Enfim, dito tudo isso, não fosse o facto do Zeca Afonso não ter gostado que a Amália gravasse suas músicas, diria que é uma das versões mais belas e emocionantes do Grándola.
Obrigado pela partilha! :)

fraty

• Reformado
  • *
  • Agradecimentos
  • nosce te ipsum
« Responder #6 em: 22 de Outubro de 2013, 23:24 »
Amália foi uma grande cantora, de talento indiscutível, no entanto era uma pessoa e como tal, tinha qualidades e defeitos.  O fado surgiu nos bairros pobres de Lisboa no século 19, inicialmente como música de sátira política e contestação social, era um gênero "maldito", música do povo pobre, no entanto, tal como outros géneros musicais de raiz popular no mundo (como o tango, o jazz e o rock, por exemplo), acabou "absorvido" pelas elites e inclusive institucionalizado pelo Estado Novo. A ditadura incentivava o fado como uma forma de anestesiar a luta e incutir um sentimento de resignação e conformismo nos cidadãos.  O papel de Amália no período ditatorial é no mínimo dúbio e polêmico. José Mário Branco disse no documentário da RTP "Estranha Forma de Vida" que enquanto´muitos de "nós" (ele, JM Branco, Zeca Afonso, Sérgio Godinho, Luis Cilia, Adriano Correia de O., Carlos Paredes, etc) combatíamos o regime, a Amália funcionava como uma especie de embaixadora oficial do Estado, dando um verniz de normalidade a um sistema fascista - talvez ela tenha se deixado usar inconsciente ou não.... outros alegam que ela ajudou inclusive com dinheiro pessoas perseguidas pela ditadura e membros do PCP. Ela era amiga e cantou vários temas compostos por José Carlos Ary dos Santos, que entre tantas coisas foi membro do PCP. Enfim, dito tudo isso, não fosse o facto do Zeca Afonso não ter gostado que a Amália gravasse suas músicas, diria que é uma das versões mais belas e emocionantes do Grándola.
Obrigado pela partilha! :)
Sabes....fizeste a muitas boas pessoas........um "touché".
E em relação ao "dito" de que José Afonso não havia gostado que a Amália interpretasse as suas músicas.....isso tem muita coisa...."por detrás"....mas isso é outra história.....para futuros tópicos.
1 abraço.

rochacrimson

• Reformado Sénior
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 532
  • -Recebidos: 36
« Responder #7 em: 30 de Abril de 2014, 17:50 »
Um novo link se for possível fraty!
Obrigado!

fraty

• Reformado
  • *
  • Agradecimentos
  • nosce te ipsum
« Responder #8 em: 30 de Abril de 2014, 21:00 »
Um novo link se for possível fraty!
Obrigado!
Feito.
Vai lá buscar. :s;
1 abraço.

rochacrimson

• Reformado Sénior
  • *
  • Agradecimentos
« Responder #9 em: 01 de Maio de 2014, 00:45 »
 :love:  :D

joevalve

• Reformado Júnior
  • *
  • Agradecimentos
  • -Dados: 336
  • -Recebidos: 74
« Responder #10 em: 01 de Maio de 2014, 12:08 »
Para os mais jovens e para os menos jovens mas "esquecidos" a trilogia do País era fado, fatima e futebol (amalia rodrigues, nossa senhora de fátima e eusébio). Estou firmemente convicto que a amalia gravou este single por uma "obrigação" e não por devoção. Se bem se lembram até Carlos do Carmo deixou de cantar num periodo determinado a seguir à revolução pois era "inconveniente" escutar fado e ele raramente passava em certas rádios. José Manuel Osório lancou um LP politico fantástico em ritmo de fado "por quem nunca combateu" e lá pode ler-se (em 1975):

Uma das vozes mais activas em defesa da Fado após o 25 de Abril de 1974, após algumas vozes dissonantes em que repudiavam este género tradicional por se ter acomodado à politica do Estado Novo. Trinta anos mais tarde, Osório foi um nomes que encabeçaram uma lista de artistas e intelectuais que trabalharam em prol do Fado como Património Imaterial da Humanidade. O curioso neste LP é estar dividido em 2 partes. O Lado A intitula-se "Por Quem Sempre Combateu" e o B como "Quadras Populares". Para quem não estivesse a par da questão do Fado como parte da cultura portuguesa após a Revolução de Abril, o próprio José Manuel Osório assinava um texto introdutório que começa assim: " Este disco surge numa altura em que muito se discute sobre a validade ou não validade do Fado. Na minha opinião as questões têm sido postas de maneira errada. Não é o Fado que deve ser posto em causa mas sim o que alguns fizeram dele. Este disco longe de dar uma resposta definitiva aponta uma saída possivel. Várias coisas haverá ainda a fazer. Não chega rever o fado ao nível do texto. Novas experiências musicais poderão e deverão ser tentadas. Este disco surge ainda depois de cinco anos de silêncio da minha parte. Muito pressionado pela censura e pelas firmas por onde passei tornou-se-me impossivel a dado momento gravar fosse o que fosse. O que não era cortado pela censura oficial era recusado pela "censura interna" das etiquetas gravadoras. Bom, mas o que lá vai, lá vai. Para este disco fui buscar músicas tradicionais, o que se chama "Fado Clássico". Os poemas são da responsabilidade de duas pessoas, dois amigos, dois camaradas. Francisco Viana e Manuel Correia..." Participação musical nas guitarras de António Chainho / Arménio Melo e nas violas de Martinho d'Assunção / Vital d'Assunção e José Maria Nóbrega.

O mundo dá tantas voltas......

fraty

• Reformado
  • *
  • Agradecimentos
  • nosce te ipsum
« Responder #11 em: 01 de Maio de 2014, 12:59 »
Para os mais jovens e para os menos jovens mas "esquecidos" a trilogia do País era fado, fatima e futebol (amalia rodrigues, nossa senhora de fátima e eusébio). Estou firmemente convicto que a amalia gravou este single por uma "obrigação" e não por devoção. Se bem se lembram até Carlos do Carmo deixou de cantar num periodo determinado a seguir à revolução pois era "inconveniente" escutar fado e ele raramente passava em certas rádios. José Manuel Osório lancou um LP politico fantástico em ritmo de fado "por quem nunca combateu" e lá pode ler-se (em 1975):

Uma das vozes mais activas em defesa da Fado após o 25 de Abril de 1974, após algumas vozes dissonantes em que repudiavam este género tradicional por se ter acomodado à politica do Estado Novo. Trinta anos mais tarde, Osório foi um nomes que encabeçaram uma lista de artistas e intelectuais que trabalharam em prol do Fado como Património Imaterial da Humanidade. O curioso neste LP é estar dividido em 2 partes. O Lado A intitula-se "Por Quem Sempre Combateu" e o B como "Quadras Populares". Para quem não estivesse a par da questão do Fado como parte da cultura portuguesa após a Revolução de Abril, o próprio José Manuel Osório assinava um texto introdutório que começa assim: " Este disco surge numa altura em que muito se discute sobre a validade ou não validade do Fado. Na minha opinião as questões têm sido postas de maneira errada. Não é o Fado que deve ser posto em causa mas sim o que alguns fizeram dele. Este disco longe de dar uma resposta definitiva aponta uma saída possivel. Várias coisas haverá ainda a fazer. Não chega rever o fado ao nível do texto. Novas experiências musicais poderão e deverão ser tentadas. Este disco surge ainda depois de cinco anos de silêncio da minha parte. Muito pressionado pela censura e pelas firmas por onde passei tornou-se-me impossivel a dado momento gravar fosse o que fosse. O que não era cortado pela censura oficial era recusado pela "censura interna" das etiquetas gravadoras. Bom, mas o que lá vai, lá vai. Para este disco fui buscar músicas tradicionais, o que se chama "Fado Clássico". Os poemas são da responsabilidade de duas pessoas, dois amigos, dois camaradas. Francisco Viana e Manuel Correia..." Participação musical nas guitarras de António Chainho / Arménio Melo e nas violas de Martinho d'Assunção / Vital d'Assunção e José Maria Nóbrega.

O mundo dá tantas voltas......
Agradeço-te o facto de dares mais um pedaço de informação,e assim tambem o tópico ficar mais "aconchegado".
Em relação ao José Manuel Osório,dele acho que só tenho um EP........
1 abraço meu caro Amigo.

joevalve

• Reformado Júnior
  • *
  • Agradecimentos
« Responder #12 em: 01 de Maio de 2014, 13:49 »
meu caro fraty

possuo a obra quase completa do jose manuel osorio, se precisares é só pedires. alguns eps não tinham aquela qualidade desejada mas quem não tem cão caça com gato. e foram gravados de vinil para cd sem truques nem ajudas electrónicas.

ele é um dos muitos nomes esquecidos da nossa música de intervenção a par de afonso pais, alberto julio, alvaro de oliveira, antonio macedo, antonio pedro braga, carlos alberto moniz (tem coisas muito boas de indole politica), daniel, francisco naia, jose campos e sousa, jose matildes, julia babo,  luisa basto (tem coisas fantásticas), maria guinot (porque não ?), rita olivaes, samuel e muitos outros.

um abraço

jose mario

rochacrimson

• Reformado Sénior
  • *
  • Agradecimentos
« Responder #13 em: 01 de Maio de 2014, 14:41 »
joevalve isso é que é material!!!!!!!!
Do António Macedo e de muitos desses autores não encontro nada na web.
Esse material é sempre bem vindo aqui na secção de música de intervenção!
Obrigado! :D

joevalve

• Reformado Júnior
  • *
  • Agradecimentos
« Responder #14 em: 01 de Maio de 2014, 18:55 »
meu caro rochacrimson:

o problema não é colocar essas canções raras no site, é depois o abuso que se faz disso, há malta que usurpa coisas que outros colocam na net e depois as coloca como sendo suas. a quem me pedir eu envio particularmente mas com o pedido expresso de não as colocarem à balda e não me tenho dado mal.

já agora acerca do antonio macedo aqui vai o que ele editou e que eu conheço e possuo (com a excepção indicada):

retalhos de uma fonte / antes de ti / erguer a voz e cantar / sei de uma menina   polydor 10025 CR
o casamento da menina manuela / baila baila rapariga   parlophone 8E 006-40178
só te peço que não pares / canção   parlophone 8E 006-40281
rei posto / cigana   (este eu não possuo nem conheço quem o tenha)
porisso / entre a serra e a cidade   SPA   
canta canta amigo canta (erguer a voz e cantar) / antes de ti   polydor 2063 006

tem ainda uma participação num disco de 1971 com 6 canções:
música da peça "breve sumário da história de deus - de gil vicente"    zip 10018/E
e nele participam o pedro barroso, jose jorge letria, lidia rita.

foram gravados directo de vinil para cd sem ajudas electrónicas.